terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI

25/09/2014 (quinta-feira) – Parnaíba/PI

Saí de Fortaleza com destino à Parnaíba/PI, pela Companhia Azul, e apesar do voo ter sido tranquilo, houve um atraso, graças à necessidade de esperar outro voo que faria conexão com o meu. Cheguei no meio da tarde e o amigo Fábio Vasconcelos já me esperava no aeroporto. Ele e a esposa, a simpática Lara, me levaram para conhecer a cidade e os arredores e, óbvio, passarinheiros fominhas como eu e ele, já saímos fotografando, e de cara fizemos um lifer para o Estado. Fotografamos um Mandrião-parasítico (Stercorarius parasiticus), voando bem alto.

Mandrião-parasítico (Stercorarius parasiticus)

Na cidade de Parnaíba fiquei hospedada na Pousada Aconchego Familiar, pousada domiciliar muito simples e com um pessoal muito atencioso.

Parnaíba é uma cidade muito encantadora. Sua população conta com mais de 150 mil habitantes, é segundo município mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).

Porto das Barcas em Parnaíba

A cidade se destaca principalmente pelo seu potencial turístico, sendo uma base de apoio para quem quer conhecer as belezas do litoral do Piauí, Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a "Capital do Delta".

Parnaíba localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba e é cortada por este que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo, só perdendo para o do Nilo no Egito e o do Mekong no sudeste asiático. Predominam na região a vegetação de igarapés e mangues nas margens dos rios e de caatinga e mata dos cocais.

Um dos lugares que o Fabio me levou passarinhar 

À noite, fomos comer pizza de camarão com catupiry. Tão deliciosa que repeti a dose no dia seguinte.

26/09/2014 (sexta-feira) - Parnaíba/PI

Embora o Fábio não seja guia conhece bem o canto das aves de sua cidade e região e sabe onde elas podem ser encontradas. Nessa sexta-feira fomos em vários lugares bacanas e pude conhecer um pouco da tão famosa caatinga nordestina.

Almocei no restaurante do Hotel Cívico, uma delícia de self-service, bem pertinho da minha Pousada. À tarde mais passarinhada e à noite fomos de novo comer a deliciosa pizza de camarão com catupiry. Pude conhecer a princesinha deles, a pequena Valentine.

Vi e fotografei espécies bem interessantes como a Choca-barrada-do-nordeste (Thamnophilus capistratus); Chorozinho-da-caatinga (Herpsilochmus sellowi), Irré (Myiarchus swainsoni), Vite-vite-de-olho-cinza (Hylophilus amaurocephalus), Sabiá-da-praia (Mimus gilvus), Balança-rabo-de-chapéu-preto (Polioptila plumbea) dentre outros.

Chorozinho-da-caatinga (Herpsilochmus sellowi)
Balança-rabo-de-chapéu-preto  (Polioptila plumbea)
Irré (Myiarchus swainsoni)
Eu e o Fabio by self-timer

27/09/2014 (sábado) – Parnaíba/PI e Araioses/MA

Na parte da manhã fui conhecer um local (acho que chama Lagoa da Prata) onde apareceram várias aves legais. Procuramos o Vite-vite-de-cabeça-cinza, o Sebinho-rajado-amarelo e o Canário-do-amazonas e nada. Também não conseguimos achar o Aracuã-de-sobrancelhas. Mas vimos lindas aves como o Casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata) e o Bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris).

Casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata)
Bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris)

Delta do Parnaíba
Eu sempre quis conhecer o Delta do Parnaíba, era um sonho que acalento há mais de 20 anos. O Fábio conseguiu alugar um barco de um amigo, cuja habilidade do piloto em navegar pelos intrincados canais do Delta me impressionou. Após navegar horas e horas, passando por igarapés e dunas atrás de belas aves, chegamos ao nosso destino principal: o ninhal dos Guarás (Eudocimus ruber) em Araioses/MA.


Confesso que é de encher os olhos
É lindo ver os Guarás colorindo o céu por todos os lados, para juntos, numa pequena ilhota, passarem a noite. Confesso que foi o ponto alto da nossa passarinhada. Uma verdadeira árvore de natal...

Sem esquecer que durante nossa navegação vimos muitos maçaricos, garças e trinta-réis. Destaco a Garça-tricolor (Egretta tricolor), que eu só tinha visto nos Estados Unidos.


Garça-tricolor (Egretta tricolor)
Guará (Eudocimus ruber)


Foto by Fabio Vasconcelos - Eu nas dunas do Delta - sonho realizado 

28/09/2014 (domingo) – Voltando para Fortaleza/CE

Na parte da manhã, o Fábio me levou para passarinhar em alguns locais próximos, onde consegui um lifer que foi o Maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla).

Maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla).
Depois ele me deixou no Hotel para ir buscar sua esposa na praia e eu segui para o aeroporto com vistas ao meu retorno a Fortaleza. Combinei de encontrar a amiga Rosemarí no aeroporto. De lá fomos juntas para o Hotel Casa De Praia. Eu e ela demos uma volta pela praia e paramos num restaurante à beira mar para comer um peixinho e camarões.

Logo no início tivemos uma baixa, o amigo Jacomelli não poderia mais participar da viagem. Já há algum tempo ele havia informado que participaria da Tour apenas até Lençóis onde apanharia um avião e seria substituído pelo amigo Fernando Farias.

O voo da Claudia atrasou e assim que ela chegou, seguiu direto do aeroporto para o pronto socorro, pois estava sentindo muita dor de cabeça e no ouvido e julgava que era uma baita sinusite.

-------------------------------------------------  


Links para as demais partes

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes
Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI
Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE
Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE 
Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE
Parte 6 - Tour Nordeste 2014 - Estação Biológica de Canudos/BA 
Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA
Parte 8 - Tour Nordeste 2014 - Parque Nacional de Boa Nova /BA
Parte 9 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Serra Bonita - Camacan/BA
Parte 10 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Veracel - Porto Seguro/BA - Santa Cruz Cabrália/BA 


Texto e a maioria das fotos: Silvia Faustino Linhares 

All rights reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

-----------------------------------------------------




2 comentários:

Obrigada por visitar meu Bloguinho!