terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA


05/10/2014 (domingo) – Lençóis/BA
 
Em Lençóis ficamos hospedado na Pousada Casa da Geléia - os donos, Zé Carlos e Lia, pessoas super simpáticas, são amantes das aves e mantém comedouros e muitas plantas atrativas no quintal da pousada. Dá para ficar o dia todo fotografando só ao redor da piscina, sob as árvores e até da janela do refeitório. Mais uma vez deu vontade de ficar pelo menos uma semana no local. Sem contar que a cidade é encantadora. E o que dizer da Chapada Diamantina então...afff ...se prepara...


Os jardins da Pousada
Beleza de árvore no quintal da Pousada
A beleza da Chapada
O encanto histórico de Lençóis
Lençóis e suas estreitas e coloridas ruas
A Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do Estado da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

O Parque foi criado em 1985 através de Decreto Federal, com uma área de 152.000 ha distribuídos pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. 

Delicadeza no mato
Flores...uma mais linda que a outra
Entre um passarinho e outro...
... sempre surge uma florzinha diferente ...
O Morro do Pai Inácio, um dos atrativos do Parque
Ciro, Claudia, Rosemarí e eu, com o Morro do Pai Inácio ao fundo
Levantamos cedo e fomos atrás da estrela do dia: o Beija-flor-de-gravata-vermelha (Augastes lumachella). Um pouco antes uma fofurinha colorida nos deixou deslumbrados: a Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris).

Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris)
Depois foi a vez do Rabo-mole-da-serra (Embernagra longicauda). Este canta e encanta todo mundo com sua beleza. Pensa numa ave simpática, é ele. Conseguimos ainda fazer foto da Guaracava-de-topete-uniforme (Elaenia cristata), lifer há muito desejado por mim, sem sucesso. 

Rabo-mole-da-serra (Embernagra longicauda)
Guaracava-de-topete-uniforme (Elaenia cristata)
Aí chegou a vez do Beija-flor-de-gravata-vermelha (Augastes lumachella). O Ciro tá que procura ele. Às vezes, um foguetinho passava pela gente e sumia. Era ele. O Ciro até amarrou um poleiro com o meu "paninho" de enrolar no pescoço (é echarpe, viu Ciro? kkkkk) para ver se ele pousava. Deu trabalho no início, mas depois um macho, muito lindo, deu um show para nossos olhos e foi uma festança ornito-fotográfica.
Olha a cara de feliz do Ciro depois que o "Augastes" apareceu
Beija-flor-de-gravata-vermelha (Augastes lumachella)
E ainda tivemos os extras, pois o local é muito rico em aves. Clicamos o Papa-formiga-do-sincorá  (Formicivora grantsaui); Patativa (Sporophila plumbea); Choca-de-asa-vermelha  (Thamnophilus torquatus) e Papa-moscas-de-costas-cinzentas  (Polystictus superciliaris), todos lifers para mim.
Papa-formiga-do-sincorá  (Formicivora grantsaui)
Papa-moscas-de-costas-cinzentas  (Polystictus superciliaris)
Patativa (Sporophila plumbea)
Retornamos à pousada perto de 11:00h. O que nos aguardava? Um dos bichos mais lindos desse país: o Corrupião (Icterus jamacaii). Lindo, imponente, maravilhoso. Que presença! Eu já vinha tentando uma foto bacana dele desde o Piauí, mas só tinha conseguido alguma coisinha de longe. Essa foi para ganhar o dia junto com o Augastes lumachella
Corrupião (Icterus jamacaii)
Sentados, tomando uma geladinha, mais um brinde - uma nova espécie: Asa-de-telha-pálido (Agelaioides fringillarius), e de bônus bandos de Cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), Garibaldi (Chrysomus ruficapillus), Rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei), Vira-bosta (Molothrus bonariensis) azulado como eu nunca tinha visto e um um Casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata) se destacando como ninguém. E até um belo Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) se apresentou fazendo pose lindamente, para chamar a atenção das nossas lentes. 

Cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana)
Asa-de-telha-pálido (Agelaioides fringillarius)
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata)
Rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei)
Vira-bosta (Molothrus bonariensis)
O Ciro foi ao aeroporto apanhar o nosso quarto integrante do grupo, o Fernando Farias, que estava vindo de Florianópolis/SC. Logo em seguida nos levou a um outro lugar onde pude fazer mais dois lifers: Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps) e o lindo Tangará-falso (Chiroxiphia pareola). Esse último de falso não tem nada, é verdadeiramente lindo como o seu parente o Tangará (Chiroxiphia caudata).

Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps)
Tangará-falso (Chiroxiphia pareola)
Tangará-falso (Chiroxiphia pareola)
Enfim, para encerrar a noite uma comidinha no belo centro da cidade sob um céu esplendoroso.

06/10/2014 (segunda-feira) – Palmeiras/BA para Boa Nova/BA

A previsão era passarinhar em Boa Nova no final da tarde. Porém, nossa passarinhada pela Chapada Diamantina, desta vez na cidade de Palmeiras, demorou mais do que prevíamos, mas foi por uma boa causa. 

Alguns passarinhos muitos especiais roubaram nossa atenção e bastante tempo do nosso caminho. Vou citar alguns, embora nem todos fossem lifers, foi bem bacana encontrá-los:  Tico-tico-do-são-francisco (Arremon franciscanus), Maria-corruíra (Euscarthmus rufomarginatus), Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens) e Bandoleta (Cypsnagra hirundinacea). 

Bandoleta (Cypsnagra hirundinacea)
Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens)
Maria-corruíra (Euscarthmus rufomarginatus)
Tico-tico-do-são-francisco (Arremon franciscanus)
E depois de ter dado um baile danado, finalmente o Chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) deu-nos alguma chance de foto. O danado não parava quieto, embrenhava o tempo todo, cheguei a ficar chateada por causa do momento, mas enfim, fechamos o dia com chave de ouro, digo, com chifre-de-ouro...rs rs rs


Chifre-de-ouro  (Heliactin bilophus)
De Lençóis para Boa Nova foram quase 400 km, mais de 6 horas de viagem. Lá chegando ficamos hospedados na Pousada dos Pássaros – e ainda deu tempo de ver a lua que estava quase cheia.



5 comentários:

  1. Que maravilha de relato e fotos Silvita!
    Bjuss
    Marco Cruz

    ResponderExcluir
  2. olá! adorei o site e as fotos. parabéns.
    será que você pode me ajudar? tenho fotos de alguns pássaros no meu blog, mas não sei identificar.
    obrigado
    http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, existe um grupo no facebook chamado Identificação de Aves, lá eles poderão te ajudar mais do que eu, existe também um site onde você pode postar as aves e as pessoas podem te ajudar, que o wikiaves.com.br.

      Excluir

Obrigada por visitar meu Bloguinho!