terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE

01/10/2014 (quarta-feira) Crato/CE

Enfim, chegamos a Crato/CE, debaixo de uma
tremenda chuva. Foi um pouco cansativo, mais de 6 horas de viagem, pelos quase 350 km de distância. Em Crato, ficamos hospedados no Encosta da Serra Hotel

02/10/2014 (quinta-feira) Crato/CE – Barbalha/CE

A estrela desse dia seria nada mais nada menos do que o raro e lindíssimo Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) - O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. A espécie está ameaçada de extinção. Foi descoberta em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordeste do Brasil. Segundos os seus descobridores, o soldadinho-do-araripe somente é encontrado nos municípios de Barbalha, Araripe, Crato e Missão Velha, todos no Ceará. Também é conhecido como galo-da-mata e lavadeira-da-mata.

 
Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)
A ONG cearense Aquasis vem trabalhando desde 2003 para sua preservação. Existe um Programa de Conservação de Aves Ameaçadas, elaborado para evitar a extinção da espécie.
A Chapada do Araripe é um sítio arqueológico localizado na divisa dos Estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco. A Chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006). A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado. 

A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como FLONA Araripe-Apodi, é uma unidade de conservação brasileira situada na chapada do Araripe. É um dos últimos redutos da mata atlântica no Nordeste.


Levantamos cedo e o Ciro nos levou por uma estradinha que tinha muitas aves bonitas. Ficamos pouco tempo, mas deu para fazer fotos belíssimas. Destaque para o Tiê-caburé (Compsothraupis loricata); Chorozinho-da-caatinga (Herpsilochmus sellowi) e Choca-do-nordeste  (Sakesphorus cristatus). Ficamos muito felizes quando o Bico-virado-da-caatinga (Megaxenops parnaguae) veio nos prestigiar.

Choca-do-nordeste  (Sakesphorus cristatus)
Bico-virado-da-caatinga (Megaxenops parnaguae)
Choca-do-nordeste  (Sakesphorus cristatus)
Tiê-caburé (Compsothraupis loricata)
Partimos para Barbalha onde ficamos das 10:00 até quase meio dia na pequena área do Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), além dele consegui mais dois lifers no local: Pica-pau-anão-canela (Picumnus fulvescens) e Assanhadinho-de-cauda-preta (Myiobius atricaudus). As fotos desses dois últimos ficaram péssimas, mas as do soldadinho deram gosto. Ele é bonito, tranquilo e muito fotogênico.

Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)
Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)

Eu, Claudia, Rosemarí e Ciro by self-timer
Logo depois do almoço, descansamos um pouco. À tarde fomos procurar mais aves, em especial o Torom-do-nordeste (Hylopezus ochroleucus). Ele é tinhoso, apesar de muito engraçadinho. Ele se balança numa dancinha de encher os olhos. O duro foram os galhos malditos, "galhos malditos lá lá lá lá" (lembram dos pôneis malditos? tipo isso) que entraram na frente da nossa lente e atrapalharam o ensaio da belezinha na passarela...Mas fazer o quê, né...Ficamos um tempão sentadas no chão, ISO lá em cima, dói aqui, dói ali, arrasta prá cá, deita prá lá, mas enfim, conseguimos ver e registrar a fofurinha do Torom-do-nordeste, o que foi o mais importante.
 
Torom-do-nordeste (Hylopezus ochroleucus)
No fim do dia fomos visitar a sede do Projeto de Conservação do Soldadinho-do-araripe com o Weber Girão e o Fabio Nunes, onde pude conhecer mais detalhes do Projeto e adquirir uma linda camiseta com um belo aplique e bordado. Essa eu tive que negociar, pois não tinha no estoque e a única estava vendida. O Fabio ligou para a pessoa que disse esperar a próxima leva e que podia ceder essa para mim. Fiquei feliz que só!

Camiseta do Projeto
-------------------------------------------------  


Links para as demais partes

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes
Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI
Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE
Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE 
Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE
Parte 6 - Tour Nordeste 2014 - Estação Biológica de Canudos/BA 
Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA
Parte 8 - Tour Nordeste 2014 - Parque Nacional de Boa Nova /BA
Parte 9 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Serra Bonita - Camacan/BA
Parte 10 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Veracel - Porto Seguro/BA - Santa Cruz Cabrália/BA 


Texto e a maioria das fotos: Silvia Faustino Linhares 

All rights reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

-----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Bloguinho!