terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE


30/09/2014 (terça-feira) Quixadá/CE 
 
Quixadá fica a pouco mais de 100 km de onde estávamos. A vegetação é bem diferente da verdejante Guaramiranga.


Vegetação em Quixadá/CE
Chegamos ao hotel Pedra dos Ventos por volta de 16:00h. O lugar é bem maneiro. Dá vontade de ficar uma semana pelo menos. Foi um dos hotéis mais gostosos de todos. O dono, Sr. Almeida, é super gente fina. 

 
Uma das alas com quartos.
Logo que chegamos fomos presenteados com um bando de Jacucaca (Penelope jacucaca) a poucos metros da sede do hotel. De acordo com o Ciro foi sorte, pois não é em toda Tour que elas dão o ar da graça. Não pudemos nos aproximar o tanto que gostaríamos, pois ao menor movimento elas simplesmente desapareciam feito fantasminhas. E aí tem que ter paciência e aguardar elas voltarem. Fiquei muito contente com meus registros dessa espécie.
 
Jacucaca (Penelope jacucaca)

Jacucaca (Penelope jacucaca)

Jacucaca (Penelope jacucaca)

Também pude melhorar o meu registro do Mergulhão-pequeno (Tachybaptus dominicus).
Mergulhão-pequeno (Tachybaptus dominicus)
Bem no finalzinho do dia o Ciro nos levou para umas pedras ao lado do refeitório do Hotel. Ali clicamos o Bacurauzinho-da-caatinga (Hydropsalis hirundinacea). É impressionante como ele se camufla nas pedras. Se não fosse o Ciro eu não ia avistá-lo nunca. A camuflagem é perfeita!

Bacurauzinho-da-caatinga (Hydropsalis hirundinacea)
Bacurauzinho-da-caatinga (Hydropsalis hirundinacea)
Rosemarí, eu e Claudia clicando o bacurauzinho - foto by Ciro Albano
Fim do dia. Sentamos no chão e tomamos uma cervejinha bem gelada vendo os últimos raios de luz tingirem o céu de diversas cores...
E a geladinha só rolando por trás da lente...
A única coisa preocupante foi a dor no rosto da Claudia que havia aumentado, sendo que começou a inchar e apareceu um grosseirão. Achávamos naquele momento que ela havia levado uma picada de algum inseto.

01/10/2014 (quarta-feira) Quixadá/CE - Crato/CE

Acordamos bem cedo (5:00h) e antes mesmo do café da manhã saímos passarinhar pelas cercanias do hotel.

O amanhecer visto da janela do meu quarto
Vimos bandos de Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon), lindas e festivas, além de bastante exibidas. Mas foi um casal de Pica-pau-ocráceo (Celeus ochraceus) que fez nossa alegria, foi um corre pra lá, corre pra cá que dá licença. 

Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon)

Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon)
Pica-pau-ocráceo (Celeus ochraceus)
O Rabo-branco-de-cauda-larga (Anopetia gounellei), todo serelepe, me deu um olé danado. Foi um terror para eu conseguir ao menos um registro dele. Confesso que sou péssima em clicar beija-flores na mata e principalmente em voo...nem vou postar ele aqui.

Um simpático Rapazinho-dos-velhos  (Nystalus maculatus) fez charme para nossas lentes. E um bando de Periquito-da-caatinga  (Eupsittula cactorum), fez algazarra ao lado do hotel.

Rapazinho-dos-velhos  (Nystalus maculatus)
Periquito-da-caatinga  (Eupsittula cactorum)
Às 7:00h fizemos uma pausa para tomar um delicioso desjejum. Apesar da companhia do dono da casa, um pequeno meliante passou a furtar nossa comida. O pequeno sem-vergonha era nada mais nada menos do que um Periquito-da-caatinga, chamado carinhosamente pelo Sr. Almeida de Lulinha, já que lhe falta um dos "dedinhos" em uma das patas. O Lulinha adora frutas e outros petiscos sobre as mesas do refeitório. 

Ele foi achado e mesmo recuperado não quis mais ir embora. Ele se sente à vontade com os hóspedes e não se faz de rogado. Voa para todos os lados, inclusive acompanha bando selvagem da sua espécie, mas sempre volta para o seu porto seguro (traduzindo: para a comida farta). 

Lulinha de olho e bico nas nossas frutas...
Adorou o suco...
Ainda clicamos um bocado antes de ir embora. Destaque para o Golinho  (Sporophila albogularis) e uma Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus) passando ao alto. E o Tico-tico-rei-cinza  (Lanio pileatus)... que show... do jeitinho que eu queria vê-lo...topetinho eriçado, bem posudo...esse foi para fechar nossa passagem por esse santuário. 

Tico-tico-rei-cinza  (Lanio pileatus)
Tendo em vista que o problema da Claudia havia piorado, fomos ao pronto-socorro local, onde ela foi muito bem atendida pela Dra. Viviane, que diagnosticou como herpes zoster, doença da família da varíola que pode aparecer em quem já teve catapora e está com a imunidade baixa. Sorte que foi medicada a tempo, pois é uma espécie de virose muito grave, que pode acarretar cegueira e surdez.

A Claudia havia se comunicado com o amigo Marco Guedes relatando o ocorrido, que ficou preocupado com a situação dela e consultou um amigo oftalmologista, onde por celular, enviou a indicação de remédios ainda mais fortes, o que ajudou a melhorar mais rápido. O engraçado era a Claudia fazendo "selfie" de close diariamente para enviar ao Marco. Ela realmente ficou feia de olhar. Dava agonia. Mas pelo menos não precisou interromper a viagem e retornar para casa.

Com isso, só fomos chegar na cidade de Crato no final do dia, porém avistamos patos e marrecos no caminho (cidades de Banabuiú/CE e Iguatu/CE), o que foi super legal.


Alguns deles eu ansiava há muito tempo como o Pato-de-crista (Sarkidiornis sylvicola) - na hora lembrei da amiga Claudia Komesu com o "padre-cristo" em Tremembé/SP. A Paturi-preta (Netta erythrophthalma) e a Marreca-de-bico-roxo  (Nomonyx Dominica) se apresentaram logo de bando. Ainda cito as mais comuns, mas não menos lindas Asa-branca (Dendrocygna autumnalis), Irerê (Dendrocygna viduata) e Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor). 
 
Pato-de-crista (Sarkidiornis sylvicola)
Marreca-de-bico-roxo  (Nomonyx Dominica)
Asa-branca (Dendrocygna autumnalis) e outros
Irerê (Dendrocygna viduata)
Paturi-preta (Netta erythrophthalma)

-------------------------------------------------  


Links para as demais partes

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes
Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI
Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE
Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE 
Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE
Parte 6 - Tour Nordeste 2014 - Estação Biológica de Canudos/BA 
Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA
Parte 8 - Tour Nordeste 2014 - Parque Nacional de Boa Nova /BA
Parte 9 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Serra Bonita - Camacan/BA
Parte 10 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Veracel - Porto Seguro/BA - Santa Cruz Cabrália/BA 


Texto e a maioria das fotos: Silvia Faustino Linhares 

All rights reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

-----------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Bloguinho!