sexta-feira, 13 de agosto de 2021

TO - Conhecendo as aves do Tocantins I

Assistindo a uma “live” esses dias, a convite da amiga Simone Mamede, sobre observação de aves no Tocantins, acabei percebendo que não descrevi nenhuma das viagens que fiz a esse Estado e olha que foram duas – 2015 e 2019. Em 2015 foi quando eu conquistei o direito de costurar a bandeirinha do Tocantins no meu colete. A expedição de 2019 você pode acessar clicando aqui.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Busquei recordações na cabeça e no computador e resolvi fazer um pequeno resumo de cada uma das duas viagens a esse paraíso das aves.

2015 – Conhecendo as aves do Tocantins 

Eu conheci a amiga Fernanda Fernandex em 2014. Um ano depois ela me convidou para participar de um "Safari Birdwatching", organizado por sua amiga Ana Corazolla, de Goiás. O grupo foi composto por ela (Fernanda), por mim, Rogério de Castro, Emerson Kaseker, Cida Copriva e pelas irmãs Elizabeth e Ana Corazolla. A expedição estava prevista para começar no dia 03/10 e terminar em 07/10. 

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Foi uma viagem muito legal e divertida. Parte do tempo passamos fazendo piqueniques às margens dos rios Araguaia e seus afluentes. As tapiocas preparadas no local eram sensacionais. E não faltou cafezinho passado na hora.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Não havia só aves. Pelos caminhos havia muita coisa interessante para registrar como esse Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) na água cheia de florzinhas, que eu fotografei até dizer chega. 

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Eu sempre registrava nosso lindo entardecer, composto por um pôr-do-sol avermelhado, que infelizmente era resultante de muitas queimadas, apesar de maravilhoso.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Foi crucial contar com a visão aguçada e conhecimento dos amigos Emerson e Celso que localizavam as aves para a gente, uma vez que não havia um guia especialista em aves do local durante esta parte da  expedição. 

Abaixo destaque para a ema (Rhea americana), um jovem pretinho-do-igapó (Knipolegus poecilocercus), macho e fêmea da choca-d'água (Sakesphorus luctuosus) e, por fim, um casal de ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda), que deu um show para a gente e rendeu fotos espetaculares. 

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Como era a primeira vez que eu ia para lá, pude registrar muitas espécies novas e raras para minha lista como o pato-corredor (Neochen jubata), que só permitiu mesmo boas fotos na terceira tentativa de aproximação das margens por onde eles perambulavam.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Teve uma história muito engraçada durante nossa navegação pelos rios tocantinenses.

A história é essa  ...

Foto 1: navegávamos em dois barcos pelo Rio do Coco, afluente do Rio Araguaia. De repente eu vi um vulto se mexer na brenha e falei algo do tipo: "tem um socó estranho amoitado ali"...estranho mesmo, nunca vi um socó com a bunda branca...

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Foto 2: o Emerson Kaseker viu com o binóculo e disse, é uma picaparra (Heliornis fulica), eu cliquei e era uma picaparra (até lifer pra mim)...e achei estranho, pois não era o bicho que eu tinha visto. De repente ficou tudo parado...

A picaparra avistada pelo Emerson
Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Foto 3: Aí com minha lente eu vi que o tal socó continuava ali. O outro barco então se aproximou e num jogo de equipes vai pra lá com um barco e vai pra lá com o outro, o tal socó se expôs...

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Foto 4: Que socó o quê! Nem picaparra. Era um sonho se materializando...nada mais nada menos que uma jovem garça-da-mata (Agamia agami)...um dos meus maiores desejos de consumo ornitológico! kkkkkk

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

A riqueza da avifauna tocantinense é muito vasta. Embora o meu maior desejo fosse registrar o pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) e buscássemos o bichinho em diversas oportunidades, não demos sorte. No entanto, vimos muitas espécies diferentes e algumas bem raras.

Abaixo, na sequência, destaque para as seguintes espécies: cigana (Opisthocomus hoazin), tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), chororó-de-goiás (Cercomacra ferdinandi), ferreirinho-de-cara-parda (Poecilotriccus latirostris), chora-chuva-preto (Monasa nigrifrons), arapaçu-de-bico-comprido (Nasica longirostris), benedito-de-testa-vermelha (Melanerpes cruentatus), cardeal-do-araguaia (Paroaria baeri) e arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus).

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Nosso "Safari" terminou com um certo alívio e muitas fotos no cartão, porque afinal, as aves valem qualquer dissabor por ventura acontecido durante a expedição, seja por falta de experiência ou por outra razão qualquer, não importa, no fim tudo terminou em festa, na tarde do dia 07/Out. Dia 08/Out retornamos à Palmas.

Opa! Não pare de ler, tem a segunda parte dessa viagem logo a seguir.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

O Big Day e o Plano B

Eu tinha um "plano B", nesse caso B de Big Day Brasil. O Big Day* é um famoso evento promovido pela Universidade Cornell - eBird. No caso, o BDB iria acontecer no dia 10/Out e eu, me antecipando, antes mesmo de viajar, contatei o conhecido guia Marcelo Barbosa e combinei de fazer o primeiro Big Day Brasil no Tocantins com ele como guia. Aproveitaria, assim, para conhecer alguns lugares que não estavam previstos no roteiro do Safari organizado pelas duas irmãs. 

* O Big Day é um evento criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (Cornell Lab of Ornithology) que começou em 2015 e é realizado no mês de maio de cada ano. A ideia é observar o maior número de espécies de aves em 24h, fazer as listas das espécies observadas e postar na plataforma eBird. Pessoas do mundo todo participam do evento. Devido à primavera ser a melhor época do ano para observar aves no Brasil, a SAVE Brasil, o Avistar, o Observatório de Aves do Instituto Butantan e o Cornell Lab criaram um segundo evento anual, o Big Day Brasil. Nessa data, observadores de aves e ornitólogos de todas as regiões do país reservaram a data para observar e contar as aves brasileiras.

Os amigos Emerson e Fernanda toparam esticar a tour e me acompanhar nessa empreitada. 

Eu, Fernanda, Emerson e Marcelo
Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Assim que o Marcelo se juntou a nós no dia 08/Out, saímos passarinhar. Embora fosse finalzinho do dia, ainda vimos algumas espécies bem bacanas. Na sequência, vite-vite-de-cabeça-cinza (Hylophilus pectoralis), gavião-tesoura (Elanoides forficatus), maracanã-do-buriti (Orthopsittaca manilatus), curica (Amazona amazonica), pipira-preta (Tachyphonus rufus) e ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda)

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

E o Marcelo não parou por aí, apesar do tempo ser curto, nos dias seguintes acabemos vendo muitas espécies, algumas bem difíceis de registrar. Foi um festival de cores e diversidade, conforme fotos na sequência abaixo. 

Destaque para o uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda), curica (Amazona amazonica), guaracavuçu (Cnemotriccus fuscatus), anambé-una (Querula purpurata), araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari), solta-asa (Hypocnemoides maculicauda), ferreirinho-de-testa-parda (Poecilotriccus fumifrons), papa-formiga-pardo (Formicivora grisea) e pipira-da-taoca (Eucometis penicillata).

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

A seguir mais uma sequência de bichinhos bem legais: uirapuruzinho (Tyranneutes stolzmanni), chororó-de-manu (Cercomacra manu) - esse mais entojado impossível, beija-flor-tesoura-verde (Thalurania furcata), marianinha-amarela (Capsiempis flaveola), arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus), cabeçudo (Leptopogon amaurocephalus), estalador (Corythopis delalandi), saí-andorinha (Tersina viridis) e pitiguari (Cyclarhis gujanensis).

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Eu sempre viajo com uma lista de desejos e dentre eles estava o mineirinho (Charitospiza eucosma) e o suiriri-da-chapada (Suiriri affinis). Eu fiquei tão emocionada quando o Marcelo mostrou que não consegui fazer uma foto com foco cravado do primeiro e o segundo, como eram dois, eu não percebi que estava cortando a asa de um deles e lá se foi a foto de quadro. kkkkk
 
Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Além das aves, o destaque ficou por conta do colorido das flores/insetos e de um primata com filhote chamado Bugio-Preto (Alouatta caraya). Óbvio que o clima festivo que nos acompanhou durante os dois dias e meio que ficamos sob o comando do Marcelo também fez diferença.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Fêmea e filhote de Bugio-Preto (Alouatta caraya)
Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Devido ao tempo passado, muitos acontecimentos caíram no esquecimento dentro da minha cabeça, mas teve um tão marcante, mas tão marcante, que jamais irei me esquecer do exato momento que ele ocorreu. E com ele vou fazer o fechamento desse post.

Como eu disse no início, eu queria porque queria ver o famoso e exclusivo pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) hoje chamado de pica-pau-da-taboca conforme nova lista do CBRO 2021

Não foi foto de quadro porque o bichinho vive embrenhado, é muito tinhoso e não sai no limpo fácil. Mas conseguimos registrar tanto a fêmea quanto o macho. Foi de descer "lagriminha" pelos olhos. Como eu sempre digo: a realização de um desejo não tem preço.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

No final o Marcelo recebeu da gente o apelido de Marcelo "Bravo MDMC" Barbosa (Missão Dada, Missão Cumprida).

Depois dessa árdua missão só restou comemorar e muito. Deixo ao final como homenagem ao Marcelo um vídeo do pica-pau cumprindo uma missão.

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

E assim terminou minha primeira expedição ao Tocantins. 

Se quer saber como foi a segunda , clique aqui e veja 2019 - A missão continua - segunda expedição ao Tocantins. 

Caso queira ver as listas no e-Bird com fotos, confira pelos links abaixo:

Sáb 3 out 2015 - 07:00h
Lagoa da Confusão--área geral
https://ebird.org/checklist/S63100025

Dom 4 out 2015 - 06:35h
Lagoa da Confusão--área geral
https://ebird.org/checklist/S63244340

Dom 4 out 2015 - 12:00h
Pium/TO
https://ebird.org/checklist/S63249657

Dom 4 out 2015 -15:30h
Caseara/TO
https://ebird.org/checklist/S63250873

Seg 5 out 2015 - 06:29h
Caseara/TO
https://ebird.org/checklist/S93086973

Ter 6 out 2015 - 06:14h
Santana do Araguaia - PA / Caseara - TO
https://ebird.org/checklist/S93091921

Qua 7 out 2015 - 06:10h
PE do Cantão--sede
https://ebird.org/checklist/S93100525

Com o guia Marcelo Barbosa

Qui 8 out 2015 - 16:05h
Palmas - TO
https://ebird.org/checklist/S93101706

Sex 9 out 2015 - 06:35h
Taquaruçu--Cachoeira da Roncadeira
https://ebird.org/checklist/S63243271

BigDayBR
Sáb 10 out 2015 - 06:32

Taquaruçu--Cachoeira da Roncadeira
https://ebird.org/checklist/S63243505

BigDayBR
Sáb 10 out 2015 - 15:01h

BR-TO-Palmas-Taquaruçu
https://ebird.org/checklist/S63243640

Dom 11 out 2015 - 06:39h
Porto Nacional - TO
https://ebird.org/checklist/S93101925

Dom 11 out 2015 - 09:02h
Miracema do Tocantins - TO
https://ebird.org/checklist/S93134084


2 comentários:

  1. É sempre um prazer "navegar" nas tuas crônicas. Nem o Hemingway seria tão claro pois permite-nos imaginar e visualizar o momento. Obrigado por msis estes momentos tão agradáveis.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Bloguinho!