domingo, 20 de julho de 2014

Represa Guarapiranga - Observação de aves programada pelo CEO - Centro de Estudos Ornitológicos

Andrea, Luiz Fernando, Chayene, Cibele,
Ernesto, Eu e a Tatiana no Linear Nove de Julho
Foto by meu celular por Robson Bento
Hoje eu acordei bem cedo e fui me encontrar com o resto do pessoal para percorrermos a orla da Represa Guarapiranga . O Luiz Fernando deu carona para a gente (eu, a Chayene Tomiuc e a Andrea Ferrari) no seu indefectível Monza. Lá fomos nós nos encontrar com a Tatiana Pongiluppi e o Robson Bento no Parque Linear São José.


Andrea, Luiz Fernando, Cibele, Ernesto, Tatiana, Robson e Eu no Linear Nove de Julho
Foto by meu celular por Chayene Tomiuc
Chegando lá, abrimos o dia com duas bonitas aves, um jovem Savacu (Nycticorax nycticorax) e a Garça-branca-pequena (Egretta thula)


Savacu (Nycticorax nycticorax)
Garça-branca-pequena (Egretta thula)
Como a trilha principal estava interditada, partimos em direção ao Linear Nove de Julho, onde nos encontramos com o casal Cibele e Ernesto.

Mapa do Parque Linear Nove de Julho by Marco Silva
Eu havia dito que tinha sido lá que eu tinha registrado o Mergulhão-grande (Podicephorus major). Todo mundo ficou cheio de expectativa. E, chegando lá, nada dele estar à vista.

O local é muito legal (veja mais no post do amigo Marco Silva no Virtude-ag), o dia estava lindo, andamos bem devagar pela orla, observando muitas aves, mas a cena foi roubada pelo Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens). Havia muitos, e todos tranquilos, fazendo pose para nossas lentes.

Atenção passarinheiros: Impossível morar em São Paulo e não ter foto bonita desse bicho...ele dá muito mole no chão, quase aos nossos pés.

Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens)
Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens)
Após avistarmos várias aves legais como Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor), Marreca-cricri (Anas versicolor), Gavião-caramujeiro  (Rostrhamus sociabilis), centenas de Frango-d'água-comum (Gallinula galeata), a primeira surpresa do dia: uma Carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera) resolveu se destacar no meio da marrecada e frangaiada...rs rs rs Foi sorriso de orelha a orelha, principalmente para quem estava vendo a espécie pela primeira vez.

Carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera)
Mas nada do Mergulhão-grande aparecer...Até o Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps) ficou nadando perto da gente bem exibidinho.

Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps)
Mas susto tomei quando vi algo sair de fininho do matinho perto da gente...sanã? Laterallus? Não só um filhote de Frango-d'água-azul (Porphyrio martinica) rs rs rs, mas que parecia, parecia...

Frango-d'água-azul (Porphyrio martinica)
Bom, e o Mergulhão-grande? Todo mundo ansioso, já brincando comigo, dizendo que eu não sabia guiar...(mentira, pois eu não estava guiando ninguém, só comentei que ali, bem ali onde a gente estava eu tinha registrado não um, mas seis (veja link da foto no Wikiaves) e até mãe com filhotinho nas costas...isso em fevereiro desse ano, na companhia dos amigos Claudia Komesu, Juliana Diniz, Luiz Kagiyama e Marco Silva.

Começamos a varrer o local, uns com binóculo, outros com a câmera e de repente eu vejo, bem longe, três deles, ao redor de um caiaque, do outro lado da margem...veja na foto abaixo onde eu clareei, os dois bichinhos...ah! como eu queria estar naquele caiaque...

Mergulhão-grande (Podicephorus major)
Esperamos um bocado e eles não saiam de lá, resolvemos andar mais para ver outros bichos...mas eis que quando a gente volta, quem tava dando sopa? Quem? O próprio...

Mergulhão-grande (Podicephorus major)
E aí todo mundo ficou mais feliz ainda...e o melhor, tudo isso numa única manhã. Domingo é o primeiro dia da semana (embora a gente considere sábado e domingo como final de semana rs rs rs), então partindo disso eu só posso afirmar: tem melhor jeito de começar uma semana?

*

*




Um comentário:

  1. Maravilha Silvia.
    Vou conhecer o parque agora dia 16/08, espero encontrar essas preciosidades por lá.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Bloguinho!