quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As siglas de algumas objetivas

CANON:

USM - Ultrasonic Motor, ou motor ultrassônico do autofocus, que pode ser do tipo anel ou micromotor; mais rápido e silencioso que o motor convencional da marca.

IS - Image Stabilizer, ou estabilizador de imagem; permite velocidades de obturador até 2 pontos mais baixas sem que a foto saia tremida.

EF - Electro Focus, objetivas autofocus desenvolvidas para câmeras da linha EOS.


L - Identifica lentes especiais, profissionais, com elementos óticos especiais (feitos com cristais UD, S-UD ou fluorita); com foco e retrofoco internos (I/R) de última geração, dando maior velocidade ao autofocus; com foco de toque manual com ação não interrompida, ou seja, mesmo no autofocus o fotógrafo pode ajustar manualmente o foco sem precisar acionar a chave de modos de foco.

DO - Diffractive Optics, ou elemento ótico difrativo multicamada, que corrige a aberração cromática, de características asféricas e superior ao cristal UD, permitindo lentes menores e melhores. Atualmente, somente a nova 400 mm f/4 L IS USM tem essa característica.

FD - Sistema manual de lentes da Canon dos anos 1970 e 80 que usam um sistema de alavancas e pinos mecânicos para transmitir informações para a câmera.

UD - Ultra Low-dispersion Glass (vidro de dispersão ultra baixa) Elemenos de lentes fabricados com vidros UD tem um indice de refração menor do que as de vidro
comum. Tais elementos são, normalmente, usados para corrigir aberração cromática.

SIGMA:

ASP - Aspherical, lente com elemento asférico.Os elementos não esféricos de uma lente podem reduzir o numero total de elementos necessários em um tipo de lente. Eles podem melhorar o desempenho e ao mesmo tempo reduzir o peso e o tamanho da lente. As lentes Aspherical maximizam a qualidade ótica e minimizam o tamanho e o peso das mesmas. As lentes Aspherical reduzem alguns problemas normalmente associados com grande angulares e zooms, tais como flare e distorções das bordas.

APO - Apochromatic, lente com design apocromático e com cristal SLD, que baixa dispersão paradiminuir a aberração cromática.

IF/RF - Internal and Rear Focusing, ou foco interno e retrofoco, como o sistema de outras marcas.

HSM - Hyper Sonic Motor, ou motor hiper-sônico, que movimenta o autofocus.

UC - Ultra Compact, ou lente ultracompacta: pequena e leve.

DL - De Luxe, ou de luxo, lente com acabamento especial e preço atraente.

DF - Dual Focus, ou foco de duas formas, que permite a correção do foco automático manualmente.

HF - Helical Focus, ou foco helicoidal, de forma espiral, para eliminar a rotação da lente frontal.

EX - Excellence, ou excelente, que define a lente profissional da marca.

OS - Esta função utiliza um mecanismo embutido que compensa as trepidações que a camera pode causar. Expande consideravelmente as possibilidades fotográficas quando se está fotografando sem o auxilio do tripé. "Estabilizador ótico".

DG - Estas são objetivas de aberturas grandes com angulações e distancias focais curtas. Com abundancia de iluminação periférica, são ideais para cameras digitais SLR mantendo a usabilidade para as tradicionais 35mm SLR.

DC - Estas são objetivas especiais feitas para que o circulo da imagem encaixe no menor tamanho de sensor da maioria das cameras digitais SLR. Seu design especializado dá a estas objetivas as ideais propriedades da camera, e sua construção leve e compacta ajudam bastante.

TAMRON:

ASL (Aspherical Lens) - Maximizam a qualidade ótica minimizando o número de componentes e, consequentemente, tamanho e peso das mesmas. Evitam distorções nas bordas.

LD (Low Dispersion) - Diminui aberração cromática (é semelhante a Sigma APO ou Nikon ED)

DI - Lentes otimizadas para SLR digitais. Melhoram a distribuição de luz. Podem ser usadas em 35mm também. Semelhante a sigma DG.

Di-II - Desenhadas exclusivamente para digitais, com sensores de tamanho APS-C. Menores e mais baratas. Não servem para SLR Full-Frame (se não me engano causam grandes distorções). Semelhantes às Nikon DX / Sigma DC

IF - Foco interno. Não modifica o tamanho externo da lente

XR (Extra Refractive Index Glass) - O uso do XR optimiza uma distribuição geral do poder ótico e também reduz várias aberrações para o mínimo absoluto enquanto atinge notável compactação. Além disso, o posicionamento adequado de dois elementos híbridos esféricos mantem a performance de imagem e diminuir e comprimir o sistema ótico inteiro.

SP - Super performance - série que indica lente te alta-performance, indicando uso profissional. Similar ao EX das Sigmas.

Fonte: Digiforum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Bloguinho!