terça-feira, 29 de maio de 2018

SP - Avistar Brasil 2018

O Avistar Brasil é o maior encontro de observadores de aves das Américas, reunindo num só espaço ornitólogos, fotógrafos, ornitófilos, biólogos, enfim, todos aqueles que amam as aves e a natureza. Acontece uma vez por ano no Ibutantan/SP. Conta com diversas atrações: entre elas muitas lojinhas de produtos de interesse dos observadores, estandes com informações sobre destinos para passarinhar, workshops, palestras, cursos e atividades para todas as idades. Das treze edições participei de seis. Duas delas como palestrante solo. Nas demais com o quadro das Birding Ladies, onde conto com amigas para montar a apresentação.


O mais gostoso do Avistar é o reencontro com os amigos. Muitos dos que conhecemos só pelas redes sociais, acabam se tornando amigos de "carne e osso". Os três dias passam muito rápido, nem sempre conseguimos participar das atividades que nos interessam, já que muitas são simultâneas. Mas todos os momentos somam conhecimento e trocas. E é isso que conta.



Todo ano recebo amigos aqui em casa para participar do Avistar. Esse ano não foi diferente. Recebi quatro amigos muito queridos, dois deles eu já conhecia pessoalmente. A Jeanne Martins Nascimento é uma grande amiga e irmã de coração de longa data (nos conhecemos ano passado em abril, mas tenho certeza que essa amizade transcende encarnações, pois sinto que a conheço a muito tempo). O Gabriel Bonfá é um capixaba de Linhares, foi meu grande parceiro no 1º  Birding Photo Challenge, promovido pela Reserva Natural Vale e hoje integra o time do quadro Jovens Ornitólogos que se apresentou pela primeira vez no Avistar. Os mineiros Luiz Fernando Matos (que hoje reside em Canaã dos Carajás/PA) e Fabio Morais Giordano eram amigos virtuais e se tornaram super amigos na vida real desde então.

Jeanne, Gabriel, Fabio, Luiz Fernando e eu na Av. Paulista

O Avistar é um marco na vida de qualquer birdwatcher. Uma vez que você participa de um, quer sempre estar participando. O grande responsável por esse grandioso evento é o amigo Guto Carvalho, que conta com uma preciosa equipe liderada pela querida Suzi Camargo.

Guto Carvalho chegando no Ibutantan
Assista agora um vídeo-foto com algumas fotos feitas durante o evento


Post editado: Adicionei um mosaico de fotos recebidas/marcadas pelos amigos nas redes sociais.
Este ano apresentei uma palestra sobre o vício de passarinhar. Depois faço um post específico sobre o conteúdo da apresentação. O título era uma pergunta: Passarinhar tem cura? Porque quando você menos espera já está conversando com passarinho... Falei neste Avistar sobre como passarinhar afeta nossas vidas. E por conta da minha ameaça “ai daquele que não assistir a minha apresentação. Deus perdoa e eu anoto os vacilos "tudinho" numa planilhinha de excel. E sabe o que faço depois, amarro na boca do sapo e costuro. O sapo vai parar no caldeirão e ... você já sabe o fim da história né...  ET: Não bloqueio ninguém no FB, IG e Wapp, isso é maldade extrema, não cheguei nesse nível, ainda",  num é que a sala lotou...fiquei muito feliz ao ver tantos amigos por lá.


No final da minha apresentação fui surpreendida pela minha amiga Jeanne com uma linda homenagem, que me fez desidratar de tanto chorar. Ela e o amigo Thiago Tolêdo Silva montaram um vídeo com depoimentos de vários amigos. Foi tão inesperado que, no final fiquei mais perdida que cachorro em dia de mudança. Na sequência eu tinha que coordenar o quadro das Birding Ladies, mas estava difícil conter as lágrimas e conseguir falar.

Veja a seguir como foi minha palestra (transmissão ao vivo via Facebook). E se quiser ver só a homenagem veja o outro vídeo, produzido pelo Thiago com os depoimentos de diversos amigos, todos muito queridos.
  


Vídeo produzido pelo amigo Thiago Tolêdo Silva com a participação de vários amigos

Em seguida apresentamos o quadro Birding Ladies. 6º ano consecutivo. Affff! O tempo passa muito rápido!

Ei! O que faz um mocinho segurando uma cobra aí no meio do folder das Birding Ladies ? Ah! Tá! É o Felipe Riente. Ele é herpetólogo e estava fazendo um trabalho com répteis e anfíbios nesse dia da foto. Mas é passarinheiro e também tem outros talentos ...(confira no vídeo a seguir) kkkkkk. Havíamos preparado uma surpresa para o fim da nossa apresentação e todos puderam apreciar a voz e violão da duplinha querida Felipe e Jeanne. Essa ano homenageamos as (os) iniciantes na observação de aves. Todas nós (eu, Sylvia Paraty, Juliana Carolina Pissouas Diniz, Tietta Pivatto, Martha Argel) fomos um dia e passamos um pouco da nossa experiência para quem está iniciando. Tivemos três homenageadas: Jeanne Martins, Fabiana Dias (Pitty Rossett) e Priscila Couto, que contaram como “caíram” nessa vida. 


Jeanne e Felipe Riente ensaiando em casa para o fechamento das Birding Ladies


Nós das Birding Ladies decidimos encerrar o quadro este ano. A bola da vez agora está com os Jovens Ornitólogos, capitaneados pela Lorena Patrício, cujas primeiras apresentações no Avistar foi no quadro das Birding Ladies em 2014 e 2015. Veja a seguir uma pequena retrospectiva.


Sylvia Paraty, nossa querida amiga incorporando a D. Antônia, com suas histórias seculares


Terminamos o sábado com um Avisbier no Clube Do Churrasco. Presentes na nossa mesa os amigos Cassiano Terra Rodrigues, Luiz Fernando Matos, Gabriel Bonfa, Rodrigo Agostinho, Claudia Brasileiro, Jeanne Martins Nascimento, Fábio Morais Giordano e Marco Antônio Costa.




No domingo, o destaque ficou para a palestra da SAVE contando sobre a descoberta e que tem sido feito para o rolinha-do-planalto sobreviver. Não tenho como deixar de comentar o look do amigo Bruno Rennó, vestido com as cores da princesinha de olhos azuis. Arrasou, Brunão.




E vamos que vamos, 2019 tem mais. 

Veja como foi passarinhar com meus convidados pós-avistar. Clique aqui


4 comentários:

Obrigada por visitar meu Bloguinho!