quinta-feira, 23 de novembro de 2023

RO e AM - Expedição Choca dos sonhos

Ao entrar aqui não se assuste com o tamanho do texto nem com a quantidade de fotos. Alguns amigos que não apreciam leituras longas me aconselharam a escrever de forma mais resumida. Aviso, desde já, que não consigo fazer isso. Já quem curte saber detalhes e viajar comigo durante uma leitura, veio ao lugar certo. 

Ficarei muito orgulhosa se você comentar no final. (logado no Google é melhor, pois aparece seu nome). Aconselho a ler por um note ou computador. É uma experiência mais gostosa.

Neste post/livro 🤣🤣🤣 vou contar sobre minha viagem para Rondônia e adjacências, feita no final de setembro/começo de outubro deste ano (2023). 

Quando eu lembro das tratativas sobre essa expedição com o guia Kenny Uéslei (@kkennybio e @avesderondonia), não dá pra acreditar que ela aconteceu e que foi uma das melhores expedições que pude fazer este ano. Ela demorou muito para ser formalizada, mas garanto que aconteceu na hora certa e no momento certo. 

A Choca dos sonhos
Arquivo pessoal Silvia Faustino Linhares

Você não vai acreditar desde quando eu queria ter ido e todos os prós e contras que antecederam a sua realização. Mas hoje só posso agradecer ao Kenny por essa maravilhosa viagem num momento tão importante da minha vida e por ele ter se tornado um grande amigo.

Como você pode ver no meu bloguinho, no índice por localidade, eu já havia feito uma mega expedição à Rondônia em 2016. Na época fui guiada pelo querido amigo Bruno Rennó (caso queira ler como foi, clique aqui). 

quarta-feira, 19 de julho de 2023

MA – Expedição jacu-estalo

Expedição jacu-estalo - Saiba como foi viver o momento da mais pura emoção passarinheira.

Arquivo pessoal Silvia Faustino Linhares

Vou começar esse post com um desabafo, pois sei que muita gente está aguardando que eu conte os mínimos detalhes sobre esses dias no Maranhão. Então leia até o final, por favor. Mas se quiser, ative o play do vídeo abaixo e vá lendo ouvindo uma linda música do Leo Rojas, um dos meus músicos preferidos.

 

Tenho estudado a evolução da observação de aves desde o seu início no Planeta para uso em minhas palestras. Hoje considero essa atividade como uma das grandes chaves para sobrevivência da natureza.

sexta-feira, 31 de março de 2023

PA - Aves do Centro de Endemismo Belém

No mês de julho de 2022 finalmente fui conhecer um pouco mais do Pará. Este relato descreve a quarta vez que estive nesse Estado, de cinco. Tudo por culpa da sanã-preta (Laterallus jamaicensis) - fotos a seguir.

sanã-preta (Laterallus jamaicensis)
Arquivo pessoal: Silvia Faustino Linhares

A primeira foi com o guia e amigo Pablo Cerqueira (@pablocerqueira_birding ou @pinimabirding ou ainda @brazilbirdingexperts). Foi uma mega expedição em novembro de 2017: PA - Expedição Mãe-de-taoca-arlequim - De Santarém à Itaituba.

Depois fui à Carajás em agosto de 2018, onde fui guiada pelo amigo Filho Manfredini (@filhomanfredini): PA - Carajás e suas lindas aves

Em 2019 estive novamente em Santarém e Itaituba, com os amigos Marco Cruz e Adriane Kassis, onde fomos guiados pelo Gilberto Nascimento (@fotos_gilnascimento). Essa ainda não consegui terminar a postagem.

A última foi em Carajás novamente, em novembro 2022, onde também fui guiada pelo amigo Filho Manfredini (sem postagem, por enquanto)

Mas a primeira ave que registrei no Pará foi em 2013, onde fazia uma expedição ao norte do Mato Grosso. Pedi aos amigos para irmos até a fronteira, onde em Novo Progresso/PA fiz duas espécies para pontuar bolinhas no meu mapinha do Wikiaves e poder colocar uma bandeirinha do Pará no meu colete fotográfico.

Eu sempre quis conhecer um pouco das aves do famoso e infelizmente devastado Centro de Endemismo de Belém. O Pablo sempre me falou dele, aguçando, dessa forma, a minha curiosidade. Mas por problemas das nossas agendas nunca conseguimos acertar uma data. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

AM - Expedição Aves Raras do Extremo Oeste Amazônico

Laura, a arara-canindé que vive na Reserva Natural Palmari
Arquivo pessoal Silvia Faustino Linhares

Para começar uma música inspiradora - Almost A Whisper (quase um sussurro), do músico, tecladista e compositor grego Yanni


Bem vindos a mais uma "postagem-livro" (sim, é quase um livro mesmo 😅😅😅😅) de uma das minhas aventuras passarinhísticas. Recomendo ler por um computador ou notebook, pois pelo celular a experiência não será a mesma.