terça-feira, 16 de julho de 2024

SP - Lugares preferidos - Sítio Macuquinho

Começando uma série aqui no bloguinho falando dos meus lugares preferidos para observação de aves. E começar ao redor de São Paulo fica mais fácil. 

Vou iniciar pelo Sítio Macuquinho em Salesópolis. E nada como uma foto do próprio macuquinho (Eleoscytalopus indigoticus) feito lá nas imediações para começar né?

Foto de 28/06/2023
Arquivo pessoal Silvia F. Linhares

Alguns lugares já até mencionei em postagens, mas não fiz nada especificamente. Esses lugares são especiais e hoje, anos depois de conhecê-los e a seus donos, eu costumo ir para levar amigos ou só para espairecer a cabeça. Além disso quando alguém me pede dicas eu costumo indicar como os meus preferidos.

domingo, 10 de março de 2024

EC - Equador, a magia encantadora dos beija-flores

O tempo é ingrato, muita coisa a gente deixa pra fazer depois e acaba esquecendo. Mas como diz o ditado: "antes tarde do que nunca". ⏳ 

Há alguns anos eu fui conhecer o Equador e suas aves. Isso foi em agosto de 2016. 

Mas porque estou dizendo isso? Esses dias um botânico chamado Miguel Hinojosa, de Arequipa, Peru, me solicitou, para um trabalho científico, a foto de uma bromélia chamada Puya glomerifera que publiquei na plataforma iNaturalist. 

A mencionada foto foi feita no Equador em 02/09/2016. Ao buscá-la nos meus arquivos percebi que não tinha terminado de tratar, separar e postar todas as fotos. Revendo-as, bateu uma saudade enorme dessa expedição. 

Ao olhar se tinha feito a postagem no bloguinho referente a ela, para minha decepção, vi que até hoje não tinha escrito nada. Imperdoável, d. Silvia. 😠🤐🤔

A minha sorte é que tenho um app. chamado Handy Diary no celular e pude resgatar alguns trechos que escrevi durante a minha estadia no Equador, o que vai facilitar relembrar meus passos e as emoções vivenciadas em solo equatoriano e poder contar aqui.

Esta foi uma expedição recheada de muitas cores, aves e emoções e prepare-se: você vai enjoar de ver algumas das milhares de fotos que fiz. 

Atente-se ao nome das aves. Vou usar nomes em português para aves que ocorrem no Brasil. Aves com nomes em inglês são aquelas que nunca foram avistadas em território brasileiro e não fazem parte da nossa lista oficial (CBRO 2021). (* veja as listas de aves no final)

Puya glomerifera - 🇪🇨
Arquivo pessoal

Puya glomerifera - 🇪🇨
Arquivo pessoal

Foi um dos lugares mais encantadores que já estive. Esta viagem só se tornou realidade graças ao convite que recebi da minha irmãzinha de coração Claudia Brasileiro (doravante chamada de Claudinha ou simplesmente Clau). A ideia era irmos com um pacote oferecido pelo nosso amigo Marcelo Barreiros.