quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

SP - Passarinhando durante a pandemia - Serra do Japi

Aí você quer ficar quietinha em casa aguardando a segunda onda da pandemia ser controlada e, de repente, é surpreendida por um convite irrecusável de uma pessoa muito especial. A jornalista Giulia Bucheroni me encaminhou à Gabriel Ferraz, que ligou para ver se eu topava participar de uma missão muito importante. Falar com dois jornalistas da EPTV sobre observação de aves e os benefícios para a saúde. Como dizer não para isso. Mas onde? Onde tiver passarinho... uai... e agora?

O que você faz? Liga para o amigo Guto Carvalho e diz, posso ir aí no Japi essa semana? Explica tudo e ele responde: "vem amanhã cedo, vai ter uma janela de sol". Pá de lá, pá de cá, tudo combinado, arrumei a tralha toda para poder sair bem cedo. 

De manhãzinha, passei pegar a Carol, esposa do Guto e, sem errar o caminho, graças à "copilota" ao meu lado, lá fui eu para o Japi encontrar com o Guto, Heitor Moreira e o Rodrigo Sargaço. Após um cafezinho passado na hora, eu e Guto saímos até o portão esperar os dois.

Lógico que eu aproveitei para passarinhar um pouquinho antes. De cara o Guto me mostrou um sovi (Ictinia plumbea) voando alto e rodeando a lua que acabara de ir dormir.


Assim que os dois chegaram, começamos a trocar ideias e eu passei a responder algumas perguntas do Heitor, enquanto o Rodrigo registrava tudo. 

O meu querido amigo Guto, meu "manager" e guia nessas horas de improviso, acompanhava tudo, sugerindo os melhores pontos do Japi para fazermos as tomadas de cena, mostrando os passarinhos e ainda fazendo o making of






Guto mostrando som de aves para o Heitor


Fizemos umas imagens lindas na Fazenda Montanhas do Japi de propriedade de duas moças muito simpáticas: Hanah e Suzana Traldi. Já penso em voltar e passar o dia na linda Fazenda descansando e vendo passarinhos. 

Olha só o visual no fundo

Eu, Guto, Rodrigo, Hanah e Heitor

Eu, Guto, Hanah, Heitor e Rodrigo, 



Mas vamos às aves da Fazenda. Primeiro um socozinho (Butorides striata) exibido rendeu centenas de fotos, no limpo e na altura do olho. Passei rapidamente por uma lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), mas foi um barbudo-rajado (Malacoptila striata) que roubou a cena. Ainda quis sair no filme um lindo e inquieto pula-pula (Basileuterus culicivorus). E no fim um bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) me "viu" e fez pose. 

Ainda teve martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona), suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa),  pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) e quero-quero (Vanellus chilensis), isso porque já começamos num horário que não era nada propício para ver aves.

barbudo-rajado, socozinho, pula-pula, lavadeira-mascarada, suiriri-cavaleiro, bem-te-vi, quero-quero, martim-pescador-verde e pica-pau-do-campo

O Guto ia apontando os passarinhos e pobre do cinegrafista não sabia o que registrava primeiro, eu ou as aves ... kkkkkkkkkk (brincadeirinha)

Guto apontando os passarinhos

Aí apareceu um passarinho esquisito, ops, eu já vi ele em algum lugar ... ah! Tá! É um drone, e esse olhava direto pra mim... ui ... Se preparem, vai ter cenas lindas nessa matéria. Os meninos capricharam.


E quando estou indo almoçar, uma florzinha mexeu comigo assim: "Oi, moça, me fotografa, vai! Eu estou tão bonita hoje!" (gostei do "moça" que ouvi - na minha imaginação kkkk) E, com inveja dela, as outras flores começaram a desfilar ao meu redor a espera do meu clique. 




Um almoço delicioso nos esperava, com direito a cerveja artesanal de Jundiaí. Isso porque foi tudo meio improvisado, imagina se não fosse.


Depois desse almoço gostoso oferecido pela Hanah, adquiri alguns produtos que encheram minha sacola. Só guloseimas que adoro (mel, doce de leite e pão-de-queijo com grãos). Esse resto de semana promete.


Deixei o Guto no portão da casa dele, afoito porque ia começar um evento online que ele ia participar e me mandei aqui pra casa. 

Resumindo, como eu sempre digo, quem tem cafezinho, cerveja, passarinho e amigos, não precisa de muito mais nessa vida.

Foi um dia lindo, que me deixou de super mega hiper bom humor e com baterias recarregadas. Alto astral total. E nem me incomodei de errar o caminho na volta, achei a estrada de chão mais linda ainda, embora tenho andado alguns quilômetros a mais kkkkk assim mantenho a lenda de sempre errar o caminho, mesmo com o GPS ligado. 

A matéria foi ao ar no dia 22/12/2020 no Jornal da EPTV 2ª Edição e pode ser acessada aqui por esse link

Imagem capturada por Márcio Rodrigues direto da TV

Imagem capturada por Márcio Rodrigues direto da TV

E no final fica uma música bem suave, cujo link o Guto enviou (fica aqui uma homenagem a ele)

"Bom Dia" por Vanessa Moreno e Lenna Bahule (Paulo Freire/Swami Jr.)

     





10 comentários:

  1. Silvia ficou muito interessante. Lindas fotos. Lindo cenário, natureza. Bancos de madeira. Musica de qualidade. Produtos silvestres. Observação de aves e seus inúmeros benefícios.

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo: sua prosa boa, as imagens, os passarinhos, as guloseimas e esse carinho no coração que foi essa canção! Com esse começo de dia maravilhoso só penso em uma palavra: gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Onde é esse PARAÍSO?
    Conheço o condomínio Portal do Japi e o Templo Budista... essa fazenda é particular?

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Preciso conhecer esse lugar, que é fantástico, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, podemos combinar mais pra frente, eu sempre vou lá visitar o Guto e posso te levar, a Fazenda Montanhas do Japi é do lado.

      Excluir

Obrigada por visitar meu Bloguinho!