terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes

A Tour Nordeste é um pacote de viagem disponibilizado pelo guia ornitólogo Ciro Albano com a finalidade de observar aves, principalmente as endêmicas do Nordeste. Eu tive o prazer de compartilhar essa viagem com os amigos Rosemarí Julio, Claudia Brasileiro e Fernando Farias (apenas parte do roteiro), percorrendo o interior do Ceará e da Bahia.

Antes de iniciar o roteiro com o Ciro, dei uma "passadinha" por minha conta pelo Piauí para realizar um sonho antigo: conhecer o Delta do Parnaíba. 

Delta do Parnaíba

Quem me levou a navegar pelos intrincados canais do Delta foi o amigo Fábio Vasconcelos. Aproveitei para conhecer um pouquinho das aves piauienses. Serviu de tira-gosto e para deixar um gostinho de quero mais.

O bom de descrever as viagens no meu bloguinho é que sou obrigada a relembrar muitos detalhes, o que por si só, enseja uma "nova viagem"! Dividi o texto e fotos em 10 partes e em cada uma delas você encontra o link para as demais no final de cada postagem.

O Nordeste

Famoso por suas praias, comidas bem temperadas e gente hospitaleira, descobri que o Nordeste não se resume a isso. E graças a essa Tour pude mudar o meu pensamento e conceito (melhor, "pré-conceito") e conhecer um outro lado dessa região. O sertão nordestino me era estranho, só o que eu via pela TV. Para mim resumia-se a seca e desolação. Hoje, percebo como estava errada. Existe seca sim, e muita, mas existem muitas outras belezas, raramente divulgadas. Eu atravessei o interior do nordeste em busca de aves e me deparei com um tipo de vida único nesse país. Pessoas valentes, sobreviventes de uma região difícil que, apesar de tudo, nos recebem com carinho especial. É um lugar de muita beleza e diversificação.

Lajedo dos Beija-flores em Boa Nova/BA
Chapada Diamantina / BA


A vegetação nordestina é bastante diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, que possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas, e ainda uma boa parte da vida no planeta e animais ameaçados de extinção.

Camacan/BA
Uso aqui uma poesia de Leandro Flores chamada Simplesmente Sertão...
“Ser tão belo, Ser tão maravilhoso, Ser tão grande, Ser tão gostoso.

Ser tão meu, Ser tão seu, Ser tão dela, Ser tão fera.
Ser tão cruel, Ser tão distante, Ser tão gigante.
Ser tão calado, Ser tão apaixonado, Ser tão... Simplesmente sertão!”

Enfim, ... Sertão, sempre pronto a alimentar a minha alma com suas belezas.   

Agradeço imensamente aos amigos Fabio Vasconcelos e Lara Miranda que tão bem me receberam em Parnaíba/PI, onde fiz meus primeiros lifers* da viagem. (lifer = nova espécie de ave ainda não fotografada por mim).

E obrigada Ciro Albano*, por nos conduzir por 3.450 km pelos sertões maravilhosos do Nordeste, mostrando as mais belas e únicas aves desse pedaço de chão. Obrigada também aos companheiros de viagem, Rosemarí Júlio, Claudia Brasileiro e Fernando Farias por compartilharem tantos e tão felizes momentos. E amigo Jacomelli, só posso dizer uma coisa: perdeu, playboy, perdeu!

*(aviso: O Ciro é um bruxo que enfeitiçou todas as aves nordestinas - se você já fez esse passeio entende o que eu quis dizer, se não, faça e vai ver o porque) - brincadeirinha eh eh eh

Tour Nordeste 2014
Valeu cada minuto, cada clique, cada espetáculo apresentado aos meus olhos pela Mãe-natureza. 
Por do Sol em Parnaíba/PI
24/09/2014  (quarta-feira) – Fortaleza/CE

Cheguei a Fortaleza/CE às 15:42h  (fui pela Gol com conexão em Natal). De táxi segui para o hotel. Hospedei-me no Hotel Casa de Praia, que reservei pelo site Booking. O hotel fica na Praia de Iracema. Aproveitei o final de tarde para um rápido passeio pela orla. 

-------------------------------------------------  


Links para as demais partes

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes
Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI
Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE
Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE 
Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE
Parte 6 - Tour Nordeste 2014 - Estação Biológica de Canudos/BA 
Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA
Parte 8 - Tour Nordeste 2014 - Parque Nacional de Boa Nova /BA
Parte 9 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Serra Bonita - Camacan/BA
Parte 10 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Veracel - Porto Seguro/BA - Santa Cruz Cabrália/BA 


Texto e a maioria das fotos: Silvia Faustino Linhares 

All rights reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

-----------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Oi Silvia, só vi hoje seu super-relato. Parabéns pelas lindas fotos e por compartilhar com a gente todos os detalhes dessa grande aventura. Você contribui muito pra divulgação do birdwatching, seus relatos caprichados dão informações pra quem está interessado em fazer os passeios, e deixa todo mundo com vontade de conhecer esses lugares também. Obrigada por publicar - eu sei o trabalhão que dá pra fazer um post, ainda mais de uma viagem grande como essa, e obrigada por deixar compartilhar no Virtude.

    ResponderExcluir
  2. olá! parabéns pelo blog!
    A Chapada Diamantina é lindíssima.
    Quem sabe você não me ajuda a catalogar alguns pássaros que tenho no meu blog.
    http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Bloguinho!