quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Evento reúne observadores de aves

Foto: Silvia Linhares
Aves de Mogi e região do litoral paulista ganharão destaque durante o 2º Encontro de Observação

Visando estimular o desenvolvimento turístico e econômico de Mogi das Cruzes e criar uma nova alternativa de passeio na Cidade, a Coordenadoria de Turismo, em parceria com colaboradores da região e o Grupo de Observação de Aves de Ilhabela e Ubatuba, realizará a partir de amanhã o segundo Encontro de Observação de Aves. O evento, que em sua primeira edição ocorreu em Ilhabela, no litoral paulista, tem como objetivo discutir propostas e consolidar os planos de se implantar um circuito turístico de observação de aves da região e litoral, tanto para profissionais como para amadores.


O encontro começa pelo Parque Municipal de Mogi, onde os visitantes do litoral serão recepcionados com um café de manhã e depois assistirão, além de conduzir, à uma série de apresentações sobre as aves da região, e a estrutura necessária para que um roteiro oficial de observação saia do papel. A ideia é criar um circuito englobando Mogi das Cruzes, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e Salesópolis, e também implantar um outro apenas dentro da Cidade.

Para isso, o chefe da Divisão de Atrativos Turísticos e Captação da Coordenadoria de Turismo, Ricardo Arouca, conta que já foi realizado um pré-levantamento e há estrutura. "Já existem sítios e propriedades da Cidade que fazem este trabalho de receber o público para a prática da observação de aves, mas é interessante que mais pessoas queiram desenvolver essa atividade. Com a especulação imobiliária que existe hoje, a tendência dos moradores é optar pela venda de suas propriedades, mas eles precisam entender que, se preservarem os espaços e os utilizarem para uma atividade assim, não só estarão contribuindo para o meio ambiente como terão uma nova fonte constante de renda, com o recebimento de turistas", argumenta.

Também amanhã, os participantes do encontro realizarão uma visita técnica ao Parque Municipal, onde há 207 espécies de aves identificadas; ao Parque Centenário, com 90, e ao Parque Leon Feffer, que tem 80. O dia termina numa pousada em Taiaçupeba, mas o evento continua na sexta-feira, com visitas à Estação Ecológica, Pedreira do Embu, e também ao Sítio Cantos da Mata, em Taiaçupeba, propriedade em que já foram identificadas 113 espécies de aves, e que não só já recebe turistas, como também se prepara para uma ampliação. Ali também os profissionais farão uma trilha.

O objetivo, como acrescenta Arouca, é que ao final deste encontro, todos os detalhes técnicos do novo circuito estejam definidos. O roteiro de observação de aves de Mogi das Cruzes e cidades do litoral deve ser lançado oficialmente no próximo dia 11, durante a realização da feira Adventure Sports Fair, no Ibirapuera, em São Paulo. Mas o foco é profissionalizar 100% a atividade, com o treinamento de monitores e determinação dos locais de visitação, para atender os turistas que virão à Cidade em decorrência de grandes eventos esportivos por vir, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Fonte: O Diário de Mogi Online
Foto: Silvia Linhares

2 comentários:

  1. Olá Silvia!
    Parece ser um grande evento!
    Tenha um abençoado agosto e bom trabalho!

    Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de seu Turíbio’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Silvia ?
    Passei aqui para dar maiores informações sobre o evento de observação de pássaros que aconteceu em Mogi das Cruzes, segue o link da repostagem da TV Globo local http://www.tvdiario.com.br/diariotv/index.php?option=com_content&view=article&id=4794%3Amogi-das-cruzes-pode-entrar-para-circuito-de-observadores-de-passaros-&catid=84%3Aturismo&Itemid=34
    Super abç

    Marcelo Dutra

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Blog pessoal!