segunda-feira, 25 de abril de 2011

Momento único - Papagaios e Araras soltas no Pantanal em 2009

Projeto de soltura de araras e papagaios em parceria com IBAMA-SP / MT.

No dia 11/10/2009, na Pousada Araras Eco Lodge, no Km. 32 da Rodovia Transpantaneira, em Poconé MT, foram devolvidas à natureza 02 Iraúnas, 24 Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e 23 Arara-canindé (Ara ararauna).

Vieram da Associação Bichos da Mata, em Itanhaém SP; foram transportadas pela TAM Linhas Aéreas e de Cuiabá MT seguiram para a área de soltura. Ficaram uma semana em aclimatação, sendo finalmente devolvidas à liberdade. Veja abaixo o vídeo emocionate do momento da integração das aves ao seu habitat.

Nov/2010 - Dos quase 100 papagaios Aestiva que foram libertos no final do ano 2009, 18 ainda permanecem circulando pela área da soltura. Eles vão e voltam quando querem ou precisam completar a alimentação. O restante foram se enturmando aos poucos com papagaios selvagens que frequentam a área. O importante é que 100% das aves que foram soltas e procuraram se aproximar dos selvagens, foram aceitas sem restrições. E os papagaios selvagens mostram onde comer e onde dormir. Integrando totalmente. 23 araras canindés foram libertas e aos poucos foram embora acompanhando araras selvagens. Ainda hoje um casal liberto frequenta a área de soltura, visitando um ninho artificial que foi instalado na Pousada.


Fonte: Bichos da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog pessoal!